Alvarina Nunes
Alvarina Nunes

Mil e um segredos para você!!!

Costurando para sua casa

Costurando para sua casa

Caixa Casinha de Tecido

Sugestão da Revista Faça Fácil






Como fazer um lindo chinelo, aplicando a decoupage com tecido:
Sugestão da Revista Ateliê na TV



Passo a passo de como fazer o seu chinelo:


Como fazer uma bela cortina branca:

Sugestão da Revista Faça Cortinas (Editora Online)







**********************

Transforme aquele sofazinho simples...



Material necessário:tecido (brim, algodão cru ou próprio para decoração) com no mínimo 1,60 de largura. Se o sofá for grande, utilize um tecido de largura maior. Veja como calcular a metragem necessária nas explicações abaixo.
2 pedaços de lastex (elástico fino) com a medida da volta toda da parte de baixo do sofá.
fita métrica e acessórios para costura
percevejos, 4 tubos de PVC de uma polegada com 10 cm de comprimento cada.

Aquele seu sofazinho simples e um pouco apagado, está deixando o cantinho de sua sala sem vida, por isso mesmo resolvemos transformá-lo num passe de mágica! Você com certeza também vai querer fazer o mesmo, mudando a cara do seu sofá e protegendo-o do desgaste do tempo.
Como calcular a metragem:
1. Meça o comprimento do sofá, conforme as setas da foto
2. Some 50 cm para prender a capa nas fendas e 8 cm para as bainhas. Multiplique o valor por 2.
Exemplo: 3 metros de comprimento + 50 cm + 8 cm = 3,58 cm X 2 = 7,16 m de tecido para a capa.
3. Meça a volta toda da parte de baixo do sofá, conforme indicam as setas, para calcular a metragem do babado.
4. O babado deve ter 32 cm de largura (já incluindo as bainhas).Multiplique a volta toda do sofá por 3 para obter o comprimento total do babado.
5. Se o Tecido tem 1,60 m de largura, renderá 5 tiras para o babado (1,60 m : 32 = 5).
Exemplo: 4,60 m de volta do sofá X 3 = 13,80 m : 5 = 2,76 m ( metragem para o babado). Como vai sobrar da capa um pedaço de 3,58m X 75 cm (ver cálculos abaixo), você só terá de compar a mais para o babado, 1,35 m.

Vestindo o sofa


1-Dobre a capa no centro e coloque-a no meio do sofá. Depois desdobre a capa e cubra o sofá por inteiro.
2-Ajeite a capa no sofá, de modo que todos os lados tenham igual medida de tecido.

3-Ajuste o tecido nas fendas, modelando-o nas formas do sofá. Utilize os tubos de PVC em todos os lados para prender melhor o tecido, sem que ele escape.
4- Na frente dos braços, faça pregas, ajustando o tecido às formas do sofá. Prenda as pregas com percevejos.

5- Nas costas faça pregas nas sobras das laterais, escondendo-as para não serem vistas pela frente do sofá. Prenda-as com percevejos.
6- Depois que o sofá estiver totalmente revestido e a capa bem ajustada, coloque a saia com lastex (o babado) para dar o acabamento.

Pegadores de Panela

Estas simpáticas luvas, enfeitadas com aplicações em tecido, flores, frutas... podem se tornar um presente muito apreciado.Escolha a flor preferida para aplicar sobre a luva, copie o risco sobre uma folha de papel natural.
Corte as várias partes da flor com os retalhos de algodão, alinhave e costure sobre uma das partes da luva com p cordel.Risque o cabo das flores e borde em p haste.Para a parte superior da luva, junte 1 camada de flanela mais uma de tecido. Faça o mesmo com a parte inferior.
Copie o molde da luva em uma folha de papel, ponha sobre o tecido de cor lisa e corte seguindo o contorno.Una as duas partes da luva, avesso contra avesso, alinhave e remate com a tira viés dobrada sobre a borda, deixando separadas as 2 partes do lado da abertura.
Para terminar, forme uma alça com a tira viés, que servirá para pendurar o pegador.O quadriculado para desenhar a luva é feito com 1 cm cada quadradinho.

Toalha de chá com maças bordadas e aplicadas

Todo dia é dia de festa com esta toalha alegre que tem como tema as maças.
São dispostas em grupos ao longo da borda; aqui e ali se destaca uma maça diferente das outras.
Esta toalha para chá ou jantar, feita em tecido branco de linho misto, com aplicações em tecido de algodão vermelho e verde-musgo estampados com florzinhas brancas, é rematada com festões grandes em ponto cordel, executados com linha apropriada para bordado à máquina.
Material necessário: 1,80m com 1,40 de largura de tecido de linho misto, 20 cm de tecido de algodão vermelho estampada com florzinhas brancas, 10 cm de tecido de algodão verde-musgo estampados com florzinhas brancas, 1,50 m por 90 cm de largura de cambraia para reforço ou organdi branco, linha vermelha para bordar á máquina nº 50, linha verde-musgo para bordar à máquina nº 50.
A toalha mede 1,70m por 1,25m. Cada maça mede 16 por 14 cm.

Voltar