Alvarina Nunes
Alvarina Nunes

Mil e um segredos para você!!!

Dicas para combater a Dengue

Dica para combater a Dengue

A Dengue gera uma 'FORTUNA' aos municípios. Porém não há interesse dos governantes municipais em divulgar que um simples vinagre resolve este 'problemão'.

Desde 2003, o engenheiro agrônomo Reinado José Rodella coordenou, em Piracicaba, uma série de pesquisas usando o vinagre diluído na água contaminada com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue.

Confirmou-se, nos laboratórios, que o ácido acético presente no vinagre eliminou todas as larvas das amostras analisadas.

De imediato, o coordenador do Projeto de Combate à dengue de Piracicaba, Valdemar Correr, pediu aos agentes que estivessem percorrendo os bairros em campanha orientassem os moradores a colocar uma simples colher de vinagre nos recipientes com água parada.

'Durante todo o ano passado, foram registrados na cidade apenas seis casos da doença, todos eles importados, ou seja, originários de outros municípios'.

A descoberta do engenheiro Rodella promete revolucionar o combate a uma doença que, sempre nos períodos de chuva, torna-se um risco de epidemia em todo o Brasil. Só o Estado do Rio de Janeiro, investiu nos últimos cinco anos R$ 10 milhões nas campanhas públicas para eliminar os criadouros do mosquito, inclusive com a importação de um biolarvicida cubano.

As atuais estatísticas estão bem longe dos números assustadores de 2002, quando o Brasil registrou 800 mil casos da doença. Mas o risco de epidemia continua.

No Estado de São Paulo, segundo o Ministério da Saúde, existe hoje a notificação de 14 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Na região de São José do Rio Preto, a mais crítica, há municípios com índices equivalentes a 200 casos por 100 mil habitantes.

Gasta-se muito com equipamentos e mão-de-obra usados nos 'fumacês' que dizimam as larvas.

'Bastaria que todos os brasileiros fossem orientados a usar o vinagre, um produto comum e sem qualquer contra-indicação', afirma Rodella.

Porém não há interesse dos governantes municipais em divulgar que um simples vinagre resolve este 'problemão'.

Nos testes feitos no Centro de Controle de Zoonoses, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), na Carnevalli Biotecnologia e na Escola de Engenharia de Piracicaba foi constatado que basta a adição de 5% de vinagre no recipiente com água para que as larvas sejam eliminadas.

FIQUE ATENTO
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus da família Flaviviridae de evolução benigna, na maioria dos casos.

Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica.

Hospedeiro O principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

Tratamento
O tratamento é apenas sintomático. Tomar muito líquido, para evitar desidratação, e utilizar antipiréticos e analgésicos, para aliviar os sintomas. São as medidas de rotina.
Por interferir com a coagulação, medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico são contra-indicados.

Repasse logo esta dica, principalmente para quem é do Rio! E a todos os brasileiros...

VINAGRE NELES!!!!

Obs.: Estou repassando uma informação, fruto de trabalho de pesquisa, que recebi de uma amiga.

Voltar