Alvarina Nunes
Alvarina Nunes

Mil e um segredos para você!!!

Nascer de novo

Nascer de Novo


Por que precisamos nascer de novo?
-Porque quando o homem nasce, já nasce em pecado, por causa do pecado de Adão.
-Para conhecer a Deus, num relacionamento pessoal com Ele, uma vez que carne e Espírito pertencem a reinos diferentes.
-Para entrar no céu.Em João 3:3 está escrito:" Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."
-Para resistir ao pecado. Em João 3:9 diz que todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado.
Quando Jesus disse à Nicodemos, aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus; Nicodemos perguntou: Como pode um homem nascer, sendo velho?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
O novo nascimento é o recriamento do espirito humano.Em Efésios 2:10, diz: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Deus nos mostra em sua Palavra alguns exemplos disso: Como a parábola do oleiro em Jeremias 18:1-6, quando Deus manda Jeremias descer até olaria,Jeremias chegando lá ficou observando o trabalho do oleiro, viu que quando o vaso quebrava na mão do oleiro, ele amassava o vaso novamente e fazia outro vaso do mesmo barro; enquanto Jeremias observava,Deus perguntou a Jeremias:"Não poderei eu fazer de vós, como fez este oleiro? _ diz o Senhor: assim sóis vós na minha mão."
Deus é um oleiro por excelência, Ele tem todo o poder para transformar vasos quebrados em vasos novos de grande valor.
Vejamos alguns exemplos de vasos que foram transformados por Deus: aquela prostituta no Velho Testamento, no livro de Josué 2:6, fala de Raabe, como ela foi salva e transformada.Deus remodelou aquele vaso que antes era um vaso de desonra em um vaso santo para glorificar o seu nome.
No Novo Testamento, encontramos outro exemplo de vaso, Saulo de Tarso, era um persiguidor do Evangelho mandava matar os cristãos, mas quando teve um encontro Jesus, foi automaticamente transformado em um Paulo, o grande pregador das Boas Novas.Mais um vaso que foi remodelado nas mãos de Deus para glorificar o seu nome.Deus não remenda um vaso, Ele faz um vaso novo; mas para haver esta transformação na vida de alguém, é preciso permitir que o Oleiro trabalhe em sua vida, é preciso deixar-se ser transformado por Ele.
Em II Corintios 5:17 está escrito: "Se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
Quais são as coisas velhas?_ a mentira, a prostituição, a idolatria, aquele que roubava, não rouba mais, a murmuração, cuidado com a murmuração, a Bíblia diz que a murmuração é como pecado de feitiçaria. Pare de murmurar. Nada está bom para você. Cuidado! O povo de Deus que murmurou no deserto, morreu lá mesmo, não entrou na nova Canaã, a terra da promessa.Deus detesta murmuração...
Precisamos nos esforçar para não praticar as coisas velhas, não podemos andar no pecado, se é que já nascemos de novo; em I João 5:18 diz: "sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o malígno não lhe toca."
Pecar é errar o alvo, mas quando alguém aceita à Cristo, seu espírito é recriado e como é gerado de Deus, conserva-se a si mesmo.Agora esta pessoa tem autoridade sobre o mal, usando a Palavra de Deus, ela se torna uma pessoa vitoriosa.
A importância do novo nascimento:
_Quando nascemos de novo, não há mais nenhuma condenação para nós, pois em Romanos 8:1-2 está escrito: "Portanto agora nenhuma condenação há para os que andam com Cristo, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito de Deus.
_Em Cristo, temos poder para vencer o mundo; em I João 5:4 diz: "Porque todo que é nascido de Deus vence o mundo;e esta é a vitória que vence o mundo a nossa fé.
Vencer o mundo significa que através de Cristo temos poder para vencer todos os obstáculos, problemas de toda natureza, física, mental e espiritual.Problemas familiares, financeiros , enfim...qualquer dificuldade é vencida através da fé e da certeza que o Senhor Jesus, através de sua morte, nos capacitou e nos equipou de tudo o que é necessário para vencer o mundo.
O que somos em Cristo, após o novo nascimento?
Conforme a palavra que está escrita em I Pedro 2:9, nós somos:
1) Geração eleita
2) Sacerdócio real
3) Nação Santa
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquerido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.
Somos um povo adquirido, isto é, fomos comprados por um preço, fomos comprados pelo sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
Em que nos tornamos com o novo nascimento?
1) Herdeiros de Deus
2) Embaixadores de Cristo
Em Romanos 8:17 diz: "E se somos filhos, somos logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo...É algo maravilhoso quando descobrimos isto, somos herdeiros de Cristo, isto é, somos seus sucessores, logo estamos recebendo Dele por herança dons e poderes sobrenaturais para fazer sua obra, para operar milagres e maravilhas e com isto o nome de Deus é glorificado.Em Efésios 2:6 diz assim: e nos ressuscitou juntamente com Ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.Veja que através do novo nascimento, somos herdeiros e estamos assentados nas regiões celestiais, isto é, Cristo entrega a todos os que são seus e buscam o conhecimento da sua Palavra, poder e autoridade para determinar a vitória em suas vidas.
Em segundo lugar, nos tornamos embaixadores de Cristo.II Coríntios 5:20 diz: "de sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse".
Cristo tem todo o poder no céu e na terra e nos outorgou também autoridade e poder contra o mal, porque nos tornamos embaixadores de Cristo, temos autoridade para vencer todo tipo de problema, luta ou enfermidade, em Cristo Jesus somos mais do que vencedores; se somos embaixadores, temos autoridde para atuar em nome Dele.
Você sabe o que é ser um embaixador? por exemplo:o presidente dos Estados Unidos precisa resolver um problema aqui no Brasil e ele não pode vir ao Brasil, então ele pede ao Embaixador dos Estados Unidos no Brasil para resolver o problema,isto é, ele tem autoridade para atuar em nome do presidente. Você endenteu? Assim somos nós, como embaixadores de Cristo, temos autoridade para resolver qualquer dificuldade, repreender o mal e determinar a vitória em nossa vida, sempre em nome de Jesus, é claro.
Precisamos nascer de novo para passarmos a ser verdadeiramente filhos de Deus. (Alvarina Nunes)

Voltar