Alvarina Nunes
Alvarina Nunes

Mil e um segredos para você!!!

Qualidade de Vida

Qualidade de Vida

Retorno ao mercado de trabalho

Retornar ao mercado de trabalho e fazer intercâmbio após os 60 anos já faz parte da realidade dos brasileiros.

Ficar parado em casa, tricotando e assistindo à novela da tarde, não faz mais parte da rotina da terceira idade. Isso é coisa do passado! Um estudo feito em 2011 pela HAYS, empresa especializada em recrutamento, mostra que 20% das empresas contratam profissionais já aposentados para o mercado de trabalho.
A análise também mostrou que as oportunidades são maiores em cargos técnicos voltados a serviços como os do setor de engenharia, por exemplo." Como o mercado está aquecido, as empresas estão com dificuldades em encontrar profissionais qualificados e com experiência. Por essa razão, uma das soluções foi trazer de volta os profissionais que já estavam aposentados", afirma Fernando Paiva, gerente da área de expertise Hays Accountancy & Finance.
De acordo com Paiva, as vantagens para a empresa vão desde contar com profissionais que analisem o cenário de forma ampla até a troca de experiências entre gerações, que favorece o ambiente de trabalho.Para os contratados existe valorizaçãodevido às suas características. Profissionais com mais de dez anos de experiência chegam a receber salário até R$ 30 mil. Além disso, as empresas oferecem condições especiais de trabalho com jornada menor e horários flexíveis.
O administrador José santos, de 77 anos, é exemplo de terceira idade tipicamente ativa. Durante a semana ele se dedica ao trabalho numa fábrica de tintas em Gravatai, Santa Catarina; aos finais de semana vai a Curitiba, onde mora com a esposa a filha e três netas.Com perfil empresarial e boa comunicação, ele dá um baile em muitos jovens por aí.
E, para os futuros aposentados, uma boa notícia: há previsão de que esse número de idosos no mercado cresça consideravelmente nos próximos anos.Pesquisa da HAYS e da Oxford Economics identificou que,em 2030, o Brasil terá 16,2 milhões de pessoas a mais no grupo de pessoas com idade superior a 65 anos.
"A tendência é cada vez mais profissionais já aposentados voltem para o mercado de trabalho; com conhecimentos técnicos e experiência, esse profissional corresponde às expectativas do mercado", reforça Fernado Paiva.

Atividades Físicas

Praticar esporte ou fazer algum tipo de atividade física é algo essencial para a faixa etária acima dos 60 anos. Porém os médicos especialistas recomendam seguir rigorosamente as orientações do seu médico; para evitar alguma lesão e dores articulares.
O círculo vicioso: escassez de movimento produz falta de vontade em movimentar-se, e vice-versa.
A demonstração desse círculo vicioso é que um sistema que funciona mal ocasiona formas correspondentes de deficiência.
Quem tem pés chatos sofre dores nos joelhos ou na coluna; o míope, graças a posição forçada da cabeça, padece de câimbra nos músculos do pescoço.
Os que inspiram profundamente, acabam por ter respiração curta, pois parte dos seus pulmões fica enfraquecida pela falta de uso;quem se cansa facilmente é porque não se esforça como devia; quem se julga desajeitado se vexa diante de si mesmo e perde a autoconfiança.
É preciso romper todos esse círculos viciosos que existe dentro de você.Para isso não existem regras generalizadas.Fica aqui um conselho pessoal: Trate de encontrar uma motivação intensa, eleja um esporte que seja do seu agrado.Uma coisa, no entanto, é fundamental: o esporte que você elegeu não só deve ajudá-lo a melhorar as suas condições de vida, como também deve proporcionar vivência, realização e satisfação. Várias pessoas idosas que ainda praticavam corrida de fundo, quando consultadas sobre o porque de tanto empenho em percorrer longas distâncias, raramente respondiam que era por razões de saúde, e sim "porque isto lhes dava prazer".Eis aí o segredo para você alcançar vigor e boa disposição.
A movimentação causada pelos exercícios físicos tem influência:
- no coração e nas funções circulatórias, reduzindo as batidas cardíacas, mantendo inalterado o volume da irrigação sangüínea, abastecendo os tecidos com mais oxigênio, melhorando a elasticidade dos vasos sangüíneos, aumentando a capacidade pulmonar e o número de capilares, e finalmente aprimorando o processo do metabolismo;
- na função muscular e na mobilidade articular no que diz respeito à resistência,rapidez, força e capacidade de estiramento e relaxamento;
- na coordenação, através do aperfeiçoamento do sistema neuromuscular, de impulsos nervosos adequados e de contenção,de um perfeito senso de equilíbrio, de maior capacidade de reação e de um comportamento apropriado diante das circunstâncias.

Você anda bem a pé?

Caminhar pode ser um prazer, mas pode tornar-se uma tortura

O ato de caminhar pode constituir um prazer, se os nossos pés nos transportam com leveza, se a arcada dos pés sustenta o peso do corpo com elasticidade. Pode, ao contrário, tornar-se um sofrimento quando cada passo dado representa um grande esforço, quando o peso do corpo é demasiadamente grande para a capacidade dos pés, ou quando os músculos da arcada do pé não possuem vigor e elasticidade e, com isso, os ossos dos pés não se coordenam satisfatoriamente uns com os outros.
Examine suas condições
Os pés são o ponto de apoio do nosso corpo, quando ereto, e a sua função é a de nos sustentar. A elasticidade dos músculos dos pés é que determina a leveza do nosso andar e nos torna aptos a superar a sensação de peso causada pelo corpo.
Se pudermos, tanto quanto possível, causar alívio aos nosso pés, tanto mais suportável nos será o peso do próprio corpo.Até as pessoas de muito peso corporal poderão através de uma maneira de andar elástica, aprender a suportar a sua carga sem maiores esforços.


Alimento Fonte de Vida

A emergia, as proteínas, vitaminas e minerais que você precisa para manter a saúde física e mental estão nos alimentos, não nas farmácias. Cuide de suas refeições e coma na dose certa, prestando atenção na qualidade e quantidade. Alimentar-se bem é a melhor maneira de combater a desnutrição e a obesidade e prevenir outras doenças, como pressão alta e diabetes. A pirâmide vai ajudar você a combinar os alimentos diariamente, nas medidas certas.


Alimentos energéticos:

Arroz, massas,todos os tipos de cereais, pães, milho, batata, mandioca, inhame; formam a base da alimentação e dão a maior parte da energia que você precisa para as suas atividades diárias.São ricos em carboidratos e representam o maior volume da alimentação. Use em todas as refeições.

Alimentos energéticos extras
Gorduras e óleos (margarina, manteiga, óleo vegetal, azeite de oliva), açúcares adicionais (doces e açúcar de mesa). As gorduras e óleos têm vitamina A, D, E, e K; com alto teor de energia, devem ser consumidos com moderação.
Açúcares adicionais (doces ou para adoçar sucos, cafés, etc) devem ser incluídos com moderação.

Alimentos construtores
Peixes, carnes, aves,ovos, leite, queijo e leguminosas secas (feijão, lentilha, soja, grão de bico etc).
Fontes de proteína, constróem, mantêm e renovam as células do corpo. Ajudam a formar e conservar os tecidos - cabelos, músculos, órgãos, sangue, pele. Alimentos ricos em ferro e cálcio são essenciais para prevenir anemia e osteoporose.Use no almoço e jantar.
Leite e derivados, no café da amnhã e / ou lanche.

Alimentos Reguladores
Verduras, legumes e frutas
Facilitam a digestão e são ricos em sais minerais, vitaminas e fibras. Aumentam a resistência contra infecções e, entre muitos benefícios, ajudam no bom funcionamento do intestino. Use no almoço e jantar; e coma pelo menos duas frutas por dia.

EVITE:
Sal em exagero, temperos industrializados, gorduras de origem animal (banha, sebo, toucinho) e frituras.

Use à vontade:
Temperos naturais (alho, cebola, ervas como salsa, cebolinha, mangericão, coentro etc).
ATENÇAO: Tome de seis a oito copos de água por dia.

Voltar