Alvarina Nunes
Alvarina Nunes

Mil e um segredos para você!!!

Receitas para a Páscoa

Receitas para a Páscoa

Páscoa para mim, é a comemoração da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, mas nesta época as pessoas comem bem mais chocolate não é mesmo?

Vamos aprender a fazer chocolate em casa!

Donde vem o chocolate? Chocolate é o pó resultante da secagem, torrefação e moagem da semente de cacau.Durante o processo de moagem, obtém-se o licor de cacau do qual é extraída a manteiga de cacau e o pó de chocolate. O chocolate, puro, é extremamente amargo. O chocolate em barras é uma mistura de pó ou licor e manteiga de cacau, com variados "temperos". Por exemplo:
Chocolate amargo é uma mistura de licor de cacau, manteiga de cacau, açúcar, e baunilha;
Chocolate ao leite é uma mistura de açúcar, leite (ou leite em pó), licor de cacau, manteiga de cacau e baunilha;
Chocolate branco é uma mistura de açúcar, leite (ou leite em pó), manteiga de cacau e baunilha;
Os chocolates amargos de melhor qualidade contém até 70% de cacau (licor e manteiga); os chocolates ao leite, até 50% de cacau; o chocolate branco pode ter até somente 33% de manteiga de cacau.
A manteiga de cacau da cremosidade e brilho.
Chocolate hidrogenado: é feito com óleo de babaçu ou óleo de algodão
O chocolate tipo Nestle é feito com manteiga de cacau.
O chocolate que conhecemos é feito de massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite.
A mistura dos três primeiros, sem o leite dá o chocolate amargo. A eliminação da massa de cacau, resulta em chocolate branco.
Os produtos ditos" de chocolate" ou "achocolatados" podem conter menos do que 7% de cacau e nem mereciam ser chamados de chocolate.
Diversos fabricantes substituem a manteiga de cacau (que é muito cara) por outras gorduras vegetais, mais baratas, como a lecitina de soja.Por isso os "chocolates" comercializados variam tanto em textura e sabor

Bombom Trufado


*******************************************************
Chocolate Caseiro

500 gramas de cacau em pó
1 litro de leite
1 kg de açúcar
2 ovos inteiros

Colocar o cacau, o açúcar e um pouco do leite em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre. Depois bater os ovos com o restante do leite, juntar à massa no fogo e continue mexendo. O chocolate estará no ponto de tablete quando você virar a panela e ele começar a se soltar da mesma.
Retire do fogo, ponha numa forma untada e corte em losângulos, ou faça barrinhas.
Se quiser deixar melhor ainda, acrescente uma colher de sopa de manteiga de cacau na receita. Você encontra manteiga de cacau nos atacados e farmácia.

Massa de Cacau (p/bombons, docinhos, trufas...)

1,5 kg de cacau em pó (compra-se nos atacados)
1/2 kg de nata fresca
1 e 1/2 xicara de açúcar
1 colher de sopa de manteiga de cacau (nas farmácias)
Levar ao fogo mexendo sempre, até soltar da panela, deixe amornar e guarde num pote fechado, na geladeira até a hora de usar.

Tablete de chocolate

2 xícaras de leite
4 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de manteiga de cacau
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de mel

Misturar tudo e levar ao fogo. Deixe engrossar bem; retire do fogo e bata bastante. Despeje em pedra mármore untada com manteiga. Quando esfriar, corte em tabletes.

Bombom de leite em pó e chocolate

1 lata de leite em pó instantâneo (455 g)
1 lata de achocolatado em pó (500 g)
2 latas de leite condensado

Misturar o leite em pó e o achocolatado.
Acrescentar o leite condensado, aos poucos, até dar o ponto de enrolar.
Modelar os bombons e colocar em forminhas de papel

Bombons, balas e caramelos

Em primeiro lugar faça um xarope, com duas partes de açúcar e uma de água. Uma vez fervido retire e deixe esfriar.Depois deve-se secar o xarope, juntando o açúcar bem seco e mexendo continuamente, para que o açúcar não empelote, até formar uma massa que possa estendê-la. Dê então as formas desejadas, se preferir junte cacau em pó e leite em pó na massa para fazer os bombons, podendo recheá-los com licores, geléias etc...




Bombom Famoso - o da Vaquinha

Bombom

• 1 lata de leite em pó instantâneo
• 1 lata de leite condensado
• 1 colher (sopa) de glicose de milho
• 2 colheres (sopa) de gordura vegetal hidrogenada
• 1 colher (café) de essência de baunilha
• 1/4 xícara (chá) de leite
• 200g de alimento à base de extrato de malte
• 300g de chocolate hidrogenado (para banhar)

Leite condensado caseiro

• 1 xícara (chá) de água fervente
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• 1 1/2 xícara (chá) de açúcar cristal
• 2 xícaras (chá) de leite em pó
modo de preparo
Bombom

Numa vasilha funda, coloque o leite em pó, o leite condensado e misture bem. Junte a glicose de milho e a gordura hidrogenada, levemente aquecida (amolecida). Adicione a essência de baunilha, o leite e o alimento a base de extrato de malte peneirado. Misture tudo muito bem. Coloque a massa entre dois plásticos e abra com o rolo. Deixe gelar por duas horas. Corte em retângulos de 7,5 cm X 3,5 cm e banhe no chocolate hidrogenado. Deixe secar na geladeira.

Leite condensado caseiro

Coloque os ingredientes pela ordem: água fervente, manteiga, açúcar cristal e leite em pó. Deixe bater por 5 minutos. Retire, deixe esfriar e utilize.

"COLOMBA PASCAL"

Ingredientes: Pré- massa – (esponja). 3 xícaras de chá de farinha de trigo 2 saches de fermento biológico, ou 5 do em tablete 2 gemas 1 xícara de chá de água Modo de preparo:- Misture os ingredientes.- Mexa até a massa ficar lisa e firme.- Deixe fermentar por no mínimo de 30 minutos e no máximo de 1 hora. CONTINUAÇÃO: Acrescente a esponja: 1 ½ xícara de chá de açúcar 1 xícara de chá de margarina sem sal 4 colheres de sopa de mel 6 gemas 1 colher de sopa de sal 1 colher de sopa de essência de panetone Raspas da casca de uma laranja ¼ de xícara de chá de suco de laranja 5 xícaras de chá de farinha de trigo Água se houver necessidade (dependerá do tamanho das gemas). MODO DE PREPARO: Acrescente os ingredientes um a um, sove nas mãos ou use batedeira até a massa ficar lisa, porém não pegajosa. Caso a massa fique pegajosa, ao sovar coloque um pouco mais de farinha de trigo. RECHEIO A ESCOLHER: 500g de chocolate raspado ou gotas de chocolate ou 500g de frutas cristalizadas ou Frutas secas na mesma proporção. MODO DE RECHEAR.- Para colomba de 500g.- Divida a massa em 4 partes iguais- Abra a massa, acrescente o recheio.- Aperte o recheio contra a massa.- Enrole como rocambole.- Corte a massa em 3 partes, 2 partes do tamanho aproximado de 1 palmo a outra parte no tamanho de um palmo e meio.- Coloque em forma própria, a maior no centro as menores, nas laterais. - Caso não tenha forma própria, coloque em forma comum, sem precisar dividir a massa.- Leve para assar em forno pré-aquecido 150g, até dourar.- Retire do forno, deixe amornar acrescente a cobertura. COBERTURA SUGERIDA. Chocolate: 300g de chocolate meio amargo 3 colheres de sopa de creme de leite 3 colheres de sopa de mel."

BOMBOM DE NOZES

Ingredientes:
- 1k de chocolate ao leite,meio amargo ou black (derretido e frio) (reserve)
Recheio de Nozes:
- 2 colheres de sopa de margarina sem sal
- 2 xícaras de leite condensado
- 1 xícara de chá de nozes moídas
- 2 colheres de sopa de melado ou mel
Modo de Preparo do Recheio:

Derreta a margarina, acrescente os ingredientes restantes, mexa até desprender da panela.

Como fazer os bombons:

- Escolha uma forminha própria para bombons recheados (cavidade funda)
- Encha a forminha de chocolate já temperado até a boca
- Vire a forminha para cair o excesso
- Leve a geladeira para endurecer a casquinha que formou na forma
- Retire da geladeira, acrescente o recheio, (não até a borda), passando da metade da cavidade.
- Cubra o recheio com uma camada de chocolate.

Voltar