Alvarina Nunes
Alvarina Nunes

Mil e um segredos para você!!!

Salmo 23









Salmo 23




O Senhor é meu pastor; nada me faltará...Este Salmo foi inspirado por Deus e pelo Espírito Santo.A grande maioria das pessoas do mundo inteiro conhecem o Salmo 23, o mesmo vem sendo muito usado em vários lugares tais como: adesivos, para-brisas de carros, estampas de camisas, quadros de parede etc...Muitos cristãos e até mesmo não cristãos gostam do Salmo 23, mas a minha preocupação é a seguinte: será que todos que conhecem o Salmo do Pastor, conhecem também o Pastor do Salmo? Será que todos podem falar as palavras do salmista? será que todos podem dizer o Senhor é o meu Pastor? e afirmar com confiança:" ainda que eu ande pelo vale de sombra e morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo;a tua vara e o teu cajado me consolam". Quem pode confessar essas palavras?
Este Salmo mostra o grande amor de Deus pelo seu povo. O próprio Senhor Jesus usou esta comparação para demonstrar seu propósito para conosco, quando Ele disse: "Eu sou o Bom Pastor, o pastor dá a vida pelas suas ovelhas..."
O salmista aqui inspirado por Deus, mostra o grande amor de Deus e se compara a um pastor de ovelhas.Nós os cristãos somos as ovelhas.Pertencemos a Ele, embora antes todos nós andávamos desgarrados como ovelha que não tem pastor, o Senhor Jesus nos resgatou e nos redimiu com seu sangue derramado lá na cruz, agora somos Dele, como suas ovelhas podemos ser alcançados pelas promessas deste Salmo, quando ouvimos sua voz e o seguimos de perto.
Se o Senhor Jesus é o nosso pastor, então podemos declarar:
Nada me faltará - isto significa que Deus suprirá todas as minhas necessidades.Ele sabe o que cada ovelha precisa; o melhor pasto, mesmo nos momentos mais difíceis; Ele cuida de mim e de você.
Guia-me mansamente às águas tranquilas- águas que saciam, lugar de paz e esperança.Na presença de Deus há paz e tranquilidade.
Refrigera a minha alma - quando estamos quase desanimando, pelas aflições do mundo, pois elas chegam em nossas vidas quando menos se espera, mas é nesta hora, no auge da nosa aflição que o bom Pastor chega e refrigera a nossa alma.Refrigério fala de alívio,consolo, conforto.Ele vem e unge as nossas feridas, proporcionando um alívio imediato. Só Deus pode nos devolver a alegria, mesmo enfrentando adversidades.
Ele é a nossa paz, o nosso refrigério, o nosso sono tranquilo; com Ele nós estamos seguros...
Guia-me pelas veredas da justiça - lá em Jeremias 23:5-6 fala que o Senhor levantaria um renovo de Davi, que praticaria o juízo e a justiça na terra e o seu nome seria "O Senhor Justiça Nossa", logo justiça só mesmo em Jesus.Você não precisa fazer justiça com suas próprias mãos, entregue a Ele a sua causa, Ele é a nossa justiça.
Tu estás comigo - Jesus não disse que não teríamos dificuldades, que não teríamos lutas e adversidades; portanto não podemos cobrar de Deus aquilo que Ele não prometeu; mas uma coisa Ele prometeu: que estaria conosco todos os dias; em Mateus 28:20 diz: eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.Amém! Portanto venceremos, mesmo diante das aflições desta vida. Nos momentos difíceis, a presença do Bom Pastor, faz toda a diferença.Eis aqui o segredo: esta presença sobrenatural de Cristo em nossa vida, nos faz transpor todos os obstáculos, atravessar qualquer deserto, e sair do outro lado, mais forte do que nunca, melhor do que antes, nada pode nos deter, nem o inimigo pode conosco, ele tenta, como um lobo atrás das ovelhas, mas o nosso Pastor nos livra e nos transporta para os lugares tranquilos e seguros.
Tua vara e o teu cajado me consolam - a vara representa a exortação e a disciplina de Deus, as vezes, Deus precisa usar a vara para nos corrigir; pois a Bíblia diz que o Pai deve corrigir o filho a quem ama. O cajado é uma vara longa e delgada com um gancho em uma das extremidades, serve para trazer a ovelha para perto do Pastor, principalmente quando ela cai numa vala estreita, somente o cajado pode tirá-la de lá.
Quando alguém estiver num beco sem saída ou se porventura cair numa destas valas estreitas da vida, chame pelo Pastor, Ele tem o seu cajado na mão, Ele tira você de lá, e cuida das suas feridas.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos,unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda - Uma mesa preparado por Deus; nesta mesa não falta nada. Ele se encarrega de suprir todas as nossas necesidades físicas e espirituais.Haverá abundância sobre a nossa mesa e o nosso inimigo será derrotado na nossa presença, isto é, nossos olhos verão isso.Traduzindo para o nosso presente, o Senhor Jesus já venceu o nosso inimigo lá na cruz. Agora só precisamos tomar posse dessa bênção.
Unges a minha cabeça com óleo - aqui fala da nossa intimidade com Deus, óleo tem a ver com unção e renovo espiritual, quando Jesus coloca esse óleo sobre a nossa cabeça, então nós saímos da superficialidade e entramos no sobrenatural de Deus.Saímos da superfície e vamos nos aprofundando na Palavra de Deus, começamos a fazer a diferença, todos começam a ver Cristo em nossa vida, nosso testemunho é visível, não precisamos de muitas palavras, quando Deus unge alguém, todos percebem...
Portanto não importa quão escuro seja o vale que estejamos atravessando, não devemos temer mal algum, pois o Nosso Pastor está sempre conosco. Tudo o que precisamos é colocar-nos na posição de ovelhas, para que Ele nos conduza às águas tranquilas e aos pastos verdejantes. Amém!

Alvarina Nunes

Voltar