Alvarina Nunes
Alvarina Nunes

Mil e um segredos para você!!!

Texteis

Têxteis - Tecidos


O vestuário, assim como os alimentos e a moradia é uma necessidade básica do homem.A explosão demográfica criou a necessidade do desenvolvimento da tecnologia têxtil.As exigências cresceram não apenas em termos de quantidade mas também, de qualidade.Atualmente a roupa não tem apenas a função de vestir, mas também de embelezar o ser humano.
As máterias fibrosas têxteis representam as principais matérias primas da indústria têxtil.
Têxtil - termo que vem do latim "textiles" e signfica capacidade de ser tecido.
Tecido Sanitizado - é um processo químico que evita o desenvolvimento de bactérias e microorganismos que causam mofo, combatendo os maus odores resultantes da transpiração, os maus odores do suor humano são devido a decomposição bacterina que nele se produz.
Evitando-se a ação das bactérias o suor é inodoro.
O processo assegura vida mais longa aos tecidos,pois não sofrem alteração microbiana.
Acabamento Anti-encolha - antes de estudarmos o processo, devemos recordar porque os tecidos encolhem.No caso do linho, algodão e de outras fibras naturais a encolha se deve a tensão em que é mantido o tecido durante a fabricação, etapas de tecelagem e acabamento.Deste modo, o tecido ao ser lavado pela primeira vez encolhe, em alguns casos de modo considerável.Por este motivo, antes de confeccionar uma roupa devemos realizar um pré-encolhimento caseiro nos tecidos.No caso da lã a encolha se deve em parte a tensão durante a fabricação e por outro lado devido a feltragem das fibras de lã.Desde modo a lã encolhe não só durante a primeira lavagem como durante a qualquer lavagem inadequada.
Em tecidos sintetizados não há encolha, pois o tecido como o nylon, tergal, orlon, possuem estabilidade dimensional.
O método caseiro para pré-encolhimento do linho e do algodão consiste em deixar o tecido de molho em água fria ou quente por algumas horas, deixe secar, para depois confeccionar sua roupa.

Colorantes para tecidos
Colorantes diretos - são aplcados a fibras celulósicas, como o algodão, o rayon viscose, etc. Não se aplica a outras classes de fibras alem das celulósicas. O processo de tingimento com corantes diretos é um processo físico de absorção do corante.Não há uma afinidade química com a fibra, por isso é necessário que se adicione no banho algum produto que torne o meio indesejável ao corante, forçando-lhe a aderir a intimidade da fibra.
O cloreto de sódio (sal de cozinha) torna o corante insolúvel, fazendo com que ele junte-se a fibra.

Colorante Universal para Tecidos

10 a 40 partes/peso de colorante
2 a 3 partes/peso de dextrina
10 a 25 partes/peso de sulfato de sódio anidro.
50 a 75 partes/peso de sulfato de sódio cristalizado.
Mistura-se tudo muito bem.
Observação: - a quantidade mais elevada de colorante refere-se aos escuros e aos negros.


Método de aplicação: - dissolver o corante em água, adicionar 15% de cloreto de sódio sobre o peso do artigo.Colocar os artigos (roupas,tecidos) em banho frio e aquecer lentamente até 90ºC, mantendo nesta temperatura cerca de 45 minutos.O corante direto tem um afinidade pela água igual que pela fibra, assim para que todo o corante suba na fibra, além do sal, devemos aplicar uma relação de banho curta( o que significa pouca água com relação à quanditade de peças de roupas).

Tinta para marcar roupa

50 gramas de Nitrato de Prata
100 gramas de Sulfato de Cobre
150 gramas de amoniaco
60 gramas de Carbonato de Sódio
60 gramas de Goma arábica
200 gramas de água
Dissolva tudo até formar um líquido claro, então junte mais amoníaco.

Alvejante caseiro para roupas de Brim.
1 xícara de cloro
1 xícara de vinagre
água quente o suficiente
10 minutos no fogo

Como tingir com os corantes comerciais:
Os corantes para tecido, você encontra nos supermercados, casas de tintas, ferragens, armazéns e papelarias, etc em todo o país.
As tintas encontradas no mercado para tingimento à quente são próprias para algodão, lã, seda natural, rayon, cânhamo, linho e rami.
Como tingir uma camiseta branca:
Para cada 300 gramas de tecido, utilize um tubo de tinta dissolvido em 8 litros de água quente onde se dissolve uma colher de sopa de cloreto de sódio (sal de cozinha) ajuda na fixação da cor. Molhe bem a camiseta antes, merguhe no banho e deixe ferver 30 minutos.Deixe esfriar e enxague bem até não soltar mais tinta.Coloque para secar.Pronto, você já tem uma camiseta novinha e colorida.

Pintura de Tênis
Transforme seu tênis branco deixando-o na cor da moda.
1 par de tênis na cor branca
1 frasco de tinta para artesanato, da cor de sua preferencia
1 pincel
1 pires ou qualquer recipiente raso.

Retire o cadarço do tênis e coloque a tinta no recipiente.Molhe o pincel na tintaa e pinte, inicialmente as bordas.É necessário trabalhar com pinceladas curtas e leves, para não manchar a borracha e os ilhoses.Caso acontecer, passe um pano úmido para retirar a tinta.
Termine esplhando a tinta por toda a lona.Deixe o tênis secar por 24 horas, no mínimo, e coloque o cadarço.

Voltar